Luz e ventilação natural: saiba aplicar em sua construção

Luz e ventilação natural: saiba aplicar em sua construção
banner ctaPowered by Cia Web Sites

Luz e ventilação natural são essenciais para o bem estar tanto no lar quanto em empresas.

Na hora de realizar a construção de um edifício, diversos fatores devem ser analisados, com intuito de construir com segurança. Além, de garantir conforto às pessoas que frequentam esse ambiente, por exemplo, a entrada da luz e ventilação natural.

Nesse sentido, a contratação de um arquiteto ou engenheiro é de suma  importância para realizar o projeto arquitetônico do ambiente. E deixar tudo bem planejado e garantindo o sucesso da obra.

Entretanto, muitas pessoas não têm condições de contratar algum profissional ou muitas vezes não querem e acabam construindo sem um planejamento. Fazendo com que alguns ambientes da obra não fiquem tão confortáveis no futuro.

Por exemplo, por falta de um projeto adequado, pode faltar iluminação natural nos ambientes e ventilação, fazendo com que o ambiente se torne desconfortável.

Então, no decorrer deste artigo abordaremos dicas de como construir uma casa e aproveitar a ventilação e luz natural, saiba mais aqui!

Qual a importância de aproveitar a luz e ventilação natural em uma construção?

porta e janela de vidro temperado favorece luz e ventilação natural

A bioarquitetura é um novo conceito que está ganhando espaço cada vez mais.

Isso porque, ela é responsável por projetar edifícios visando a preservação do meio ambiente, fazendo com que na hora de construir engenheiros e arquitetos visem alternativas que não vão devastar tanto a natureza. Igualmente, o uso da energia solar sustentável.

Nesse sentido, essa nova área visa realizar construções que os futuros frequentadores delas economizem água. Consequentemente, diminua o gasto de energia elétrica, passem a utilizar a  energia solar, entre outros.

Entretanto, ainda não é uma realidade na grande parte dos projetos, mas no futuro, têm grandes chances de ser.

Então, a bioarquitetura visa construir pensando na futura utilização de recursos naturais, por exemplo, utilização da iluminação e ventilação.

Desse modo, quanto mais iluminada e arejada a residência, menos ventiladores, ar-condicionado, telha que não esquenta e luz artificial serão utilizados.

Fazendo com que os donos economizem dinheiro, aproveitem dos recursos naturais e diminuam a devastação do meio-ambiente.

Casa iluminada 

Um ambiente com luz se torna muito mais agradável.

Por isso, a entrada da luz do sol em uma casa é muito importante, pois, deixa os ambientes sem mofo e sem fungos.

Luz e ventilação natural: cozinha com janelas e portas de vidro

Fica mais agradável o ambiente e oferece sensação de bem-estar. Além, de deixar o ambiente mais claro e faz com que economize energia elétrica.

E no período da noite, o uso de cortina com blackout ou persianas permite um escurinho agradável, até o horário de levantar de manhã.

Nesse sentido, é de suma importância realizar a construção de imóveis visando a entrada da luz do sol através de portas e janelas.

Luz e ventilação natural: varanda e paredes de vidro

Então, é de extrema necessidade colocar janelas amplas de PVC que permitirão a entrada da luz natural, fazendo com que o ambiente fique claro e, assim, a energia elétrica seja economizada.

Além disso, utilizar esquadrias de PVC deixa o ambiente mais clean, esteticamente mais bonito e de bom gosto.

Por isso, se você está iniciando a construção da sua residência e não sabe qual tipo de esquadrias utilizar, uma ótima dica é utilizar materiais de PVC.

Esses são materiais mais baratos e também fará com que economize no futuro em relação à luz.

Dicas para ter uma casa iluminada 

Além da utilização de esquadrias de PVC, outros pontos devem ser analisados durante a criação do projeto, com objetivo de garantir a iluminação natural dos ambientes. Entre eles:

  • Analisar se é possível incluir materiais de vidros na construção, que a luz passará diretamente para dentro de casa;
  • Avaliar o posicionamento do sol, com objetivo de analisar onde ele estará em cada hora do dia, para, assim, planejar um sistema de iluminação e sombreamento eficiente, fazendo com que os ambientes fiquem claro e pensando também no calor que entrará para a residência;
  • Analisar o reflexo que o sol provocará fora e dentro da residência, com objetivo de decidir qual piso aplicar. Isso porque dependendo dos materiais, a casa pode ficar mais escura, por exemplo, o concreto reflete a luz solar, já a grama absorve;
  • Além disso, a iluminação natural pode influenciar nas cores em que serão utilizadas para pintar as paredes de cada ambiente. Por exemplo, para ambientes menores, optar por cores mais claras, fará com que o ambiente fique mais iluminado, além de dar uma impressão que é maior.
  • Onde entra mais luz pode utilizar cores mais escuras; Entre outros.

Então, é possível perceber a importância de um arquiteto ou engenheiro para avaliar todos esses fatores. Assim, realiza a decisão correta para deixar a sua residência mais iluminada.

Ventilação cruzada

A entrada da luz natural é de suma importância, entretanto, quando existe uma alta incidência de luz, o ambiente pode ficar ainda mais quente.

Por isso, é necessário que o edifício possua uma boa ventilação natural. Deste modo, fazendo com que os ambientes se tornem mais frescos e não seja necessário a utilização de ventilador e ar-condicionado, e em casos de áreas de serviços e lavanderias, agregam muito ao lavar roupas e na sua secagem.

Nesse sentido, a utilização da técnica de ventilação cruzada é ideal para isso. Por isso, é necessário identificar a velocidade, direção e frequência do vento no local.

Assim, será possível dimensionar e distribuir as janelas e portas. Tendo em vista que, é necessário criar duas aberturas em um mesmo ambiente: uma para a entrada e outra para a saída do ar.

Dicas para deixar sua casa com luz e ventilação natural mais tempo 

Tendo em vista a necessidade da ventilação natural, também é necessário investir em outros quesitos, por exemplo: 

  • Inserir janelas de grandes dimensões onde possui uma maior frequência de vento;
  • No lado sem tanta frequência de vento que servirá como saída de ar, é necessário instalar portas ou aberturas em elevadas alturas com objetivo de permitir a saída do ar quente;
  • No Brasil, é recomendado colocar as portas e janelas blindex de quartos e salas voltadas para o norte, pois a incidência de raios solares é menor no verão, fazendo com que reduza o calor dos ambientes durante a época mais quente do ano.

Contra o aquecimento 

Para diminuir o aquecimento, uma dica é utilizar janelas e portas de PVC, pois, esse material possui mais eficiência em isolamento térmico. Logo, fazendo com que haja mais conforto em dias quentes.

Além disso, oferece um maior isolamento acústico e mais segurança.

Também é importante utilizar telhas de cerâmicas e apoiar a construção em sapatas, pois, fará com que os ambientes se tornem mais arejados.

VEJA TAMBÉM: