Saiba 5 estratégias de marketing para sua empresa de vidraçaria

Saiba 5 estratégias de marketing para sua empresa de vidraçaria

O fácil acesso à internet tem feito com que o uso das ferramentas tecnológicas se torne uma prioridade para o pleno desenvolvimento de qualquer empresa. Afinal, além da publicidade, esses meios são excelentes para a criação de estratégias de marketing.

Essas ações, por sua vez, são cruciais para viabilizar a captação de novos clientes, fidelizar os compradores e como meio de conhecer melhor os consumidores e o mercado em qual se está inserido.

Juntamente com todas essas vantagens, ao contrário do que muitos acreditam, as plataformas digitais permitem que o investimento no marketing digital se torne mais viável inclusive para as micro e pequenas empresas.

Afinal, essas estratégias são conhecidamente menos custosas e mais efetivas do que várias técnicas publicitárias mais tradicionais.

Isso faz com que as ações de marketing sejam extremamente imprescindíveis para o sucesso das empresas dos mais variados segmentos, desde a gestão de startups e empreendedorismo digital até as pequenas vidraçarias que atendem casas e condomínios.

É bom informar que as vidraçarias sempre agregam valor aos imóveis e aumentam sua avaliação.

Isso porque, elas viabilizam a:

  • Aproximação com os clientes;
  • Construção de uma audiência qualificada;
  • Conquista de vantagens competitivas importantes;
  • Mensuração precisa dos resultados;
  • Fidelização dos consumidores;
  • Aprimoramento dos serviços e produtos oferecidos.

Desta forma, os empreendimentos ficam mais preparados para lidar com um aumento na competitividade do mercado, conquistar novos clientes e lidar com os inúmeros desafios que envolvem a abertura e manutenção de uma instituição comercial.

Por isso, esse tipo de investimento deixou de ser uma exclusividade de grandes empresas e de empresários com mba em administração hospitalar e gestão em saúde, para se tornar uma obrigatoriedade também para os pequenos comércios.

 Importância do investimento em marketing

O investimento no marketing digital tem se tornado uma prioridade para a administração das empresas de todos os nichos, sendo ensinados nos cursos de gestão hospitalar ead, nas aulas de gestão de pequenos negócios e até no segmento das startups.

Isso não é por acaso. Com o avanço da tecnologia e a popularização do e-commerce, o padrão de consumo tem sofrido diversas alterações e os clientes passaram a fazer pesquisas comparativas na internet, antes de investir em qualquer produto ou serviço.

Assim, a negligência com esse investimento é capaz de deixar as instituições comerciais mais vulneráveis ao aumento da concorrência, fazendo com que a respeitabilidade da sua marca não seja reconhecida pelo mercado e a sua marca tenha menos visibilidade.

O mesmo acontece com as vidraçarias, que podem acabar desperdiçando recursos em ações ultrapassadas – como a montagem de banners e a distribuição de panfletos –, sem conseguir alcançar as pessoas realmente interessadas no seu serviço.

Por outro lado, o marketing digital tem permitido que até mesmo os menores empreendimentos sejam capazes de realizar esse tipo de ação publicitária, tornando os processos mais econômicos e acessíveis aos orçamentos mais baixos.

Vantagens adquiridas com esse investimento

O investimento nesta construção de uma presença online tem se mostrado essencial para os negócios dos mais variados tamanhos e segmentos. No entanto, para as pequenas e médias empresas as vantagens são ainda mais interessantes.

Isso porque, além de auxiliar o público a conhecer a sua marca e encontrar mais facilmente os produtos ou serviços disponibilizados, ela permite uma competição de igual para igual, mesmo com as maiores companhias do seu setor de atuação.

Além disso, o Marketing Digital é uma ótima maneira das vidraçarias aumentarem o engajamento com o público ideal, melhorando a oportunidade de novas vendas e construindo um relacionamento mais durável com os clientes.

Com a postagem de materiais digitais em blogs, sites empresariais ou redes sociais sua loja conseguirá ainda desfrutar de vantagens como a segmentação dos consumidores, obtenção de resultados de longa duração e mensuração de desempenho em tempo real.

Assim, utilizar as estratégias de marketing se faz primordial para a sustentação de um negócio, assim como a formação de profissionais na melhor faculdade de gestão financeira.

Isso acaba permitindo o desenvolvimento de um crescimento sustentável para a marca e garantindo novas vendas.

Como introduzir o marketing para as empresas de vidraçaria

Tão importante quanto a garantia da qualidade dos produtos e dos serviços, para que a sua vidraçaria tenha sucesso, é essencial que a devida atenção seja dada à qualidade do atendimento ao cliente e a construção de uma boa experiência de compra.

Por esse motivo, o investimento em estratégias de marketing se faz tão fundamental, mesmo para os menores negócios. 

Afinal, o uso dessas ferramentas permite o reconhecimento do padrão de consumo, as reais necessidades dos clientes e as principais  tendências do mercado.

Assim é possível adaptar o atendimento, os produtos e as ações internas para que elas se adequem às preferências dos clientes, tornando o atendimento mais personalizado e satisfatório.

Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que os empresários tenham familiaridade com os conceitos ensinados em cursos como a graduação em gestão de pessoas

Isso porque, desta forma é possível contratar funcionários que sejam devidamente qualificados para realizar:

  1. Definição de persona

É praticamente impossível conseguir alcançar metas e objetivos sem saber exatamente aonde se deseja chegar. Por isso, antes de iniciar qualquer planejamento de marketing é fundamental que seja determinada a persona da sua empresa.

Em um curso de administração hospitalar ead, é possível aprender a segmentação de pacientes assim como um profissional de marketing consegue aprender sobre a segmentação de sua persona através de cursos dentro dessa área.

Essa persona é uma representação do seu cliente ideal. Ou seja, um conjunto das principais características que compõem o perfil das pessoas que devem ser o alvo das ações do seu marketing.

Por isso, é necessário realizar algumas perguntas para os seus clientes que ajudem a identificar os padrões de comportamento de compra. Normalmente esse questionamento envolve os aspectos:

  • Demográficos;
  • Pessoal ou profissional;
  • Consumo de conteúdo;
  • Hábitos de compra;
  • Relacionado a experiência com a empresa.

Isso auxiliará na determinação da linguagem utilizada nos anúncios, o tipo de conteúdo que deverá ser produzido e quais os principais canais de comunicação devem ser utilizados para que seja possível alcançar mais pessoas que se encaixam neste perfil traçado.

  1. Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos qualificados é uma forma muito eficiente de realizar a atração de leads e de novos clientes por meio da publicação de textos, vídeos, infográficos e posts nas redes sociais.

Essa estratégia não visa à promoção direta da loja ou do serviço prestado, isso porque o objetivo principal é preparar o público, apontando um problema que precise ser solucionado e que os seus produtos possam oferecer uma solução.

Essa é uma estratégia muito ensinada na gestão financeira melhores faculdades, pois afeta diretamente no aumento das vendas, na rentabilidade da empresa e no crescimento geral da marca.

  1. Estratégias de SEO

As estratégias de SEO – ou Search Engine Optimization – são ações que devem ser aplicadas no conteúdo online, de forma a fazer com que este esteja em concordância com o algoritmo dos sites de busca, melhorando o ranqueamento do seu site ou blog.

Assim, quando os clientes ou potenciais compradores realizarem uma pesquisa relacionada com a sua área de atuação, o Google e as demais plataformas de busca sugeriram o seu serviço, logo nas primeiras páginas.

Para isso, é muito importante que o funcionário seja especializado e experiente na área. Por isso, é preciso que os empresários foquem na gestão de recursos humanos o que estuda para que seja possível realizar a contratação do candidato ideal para essa função.

  1. Definição de funil de vendas

O funil de vendas é uma representação gráfica de todos os estágios percorridos pelos seus consumidores, desde o primeiro contato com a empresa até a decisão de compra.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas a utilização de softwares ou plataformas de CRM são as mais populares.

Essa ação permite um acompanhamento mais próximo de todas as interações do público com a sua marca, melhorando a tomada de decisões e permitindo uma abordagem mais assertiva e personalizada.

Devido a sua importância e ao impacto causado na economia organizacional, o pipeline é um dos principais conceitos ensinados nas melhores faculdades de gestão financeira.

Não é para menos, afinal essa é uma das melhores formas de tornar o planejamento mais preciso, efetuando com sucesso o atendimento e possibilitando a fidelização, bem como, a realização de novas vendas.

  1. Anúncios no Google ou das redes sociais

A construção de um tráfego orgânico no seu site ou blog é a opção ideal para qualquer negócio, afinal os clientes estarão chegando até a sua marca sem a necessidade de investimentos extras.

No entanto, este resultado deve ser construído com o tempo, por isso pode demorar um pouco até que a sua vidraçaria comece a se beneficiar desses efeitos. Por isso, uma das formas de conseguir atrair clientes para o seu produto é por meio de anúncios pagos.

Um bom ranqueamento nas plataformas de busca é essencial para a visibilidade da marca. E isso se dá porque dificilmente os consumidores irão procurar nas demais páginas do buscador para encontrar o produto perfeito.

Assim, com um investimento bastante acessível no Google Ads ou no Facebook Ads, você pode garantir que a sua vidraçaria apareça sempre no topo das pesquisas, melhorando a quantidade de cliques garantidos e consequentemente o número de vendas conquistados.