O e-commerce de vidraçaria é um cenário recente que pode causar alguma incerteza para quem nunca investiu na web e suas inúmeras possibilidades. No entanto, é uma oportunidade crescente e que precisa ser acompanhada.
Isso porque, por outro lado, este é um campo muito fértil, com resultados comprovados em vendas, mais negócios e fidelização de clientes.
Afinal, o vidro é um dos materiais mais usados para a produção de materiais diversos, presente na rotina da sociedade como um todo, inclusive em indústrias e comércios.
Outro fator é o modelo de venda que é proposto pela web. Como a maioria dos consumidores hoje usa a internet, esse meio se tornou o principal canal de distribuição, tendo acesso contínuo e menos barreiras para comercialização.
Por isso, é essencial para uma vidraçaria que deseja muitas oportunidades de vendas estar presente em um ambiente virtual.
Comece a leitura e entenda os princípios do e-commerce, como as vidraçarias podem migrar para esse modelo de negócio e muito mais.
O que é e-commerce?
Muito resumidamente, e-commerce é o termo em inglês para loja virtual. Se em tempos pré-internet só era possível vender climatizadores evaporativos, ou lubrificantes presencialmente, agora tudo mudou e é cada vez mais possível integrar os canais para otimizar as vendas.
O ambiente digital é usado por milhões de pessoas em todo o mundo para uma ampla variedade de atividades, entre elas, a compra de produtos se destaca, sendo assim, um veterinário pode ser microempreendedor online.
Então, uma vidraçaria com endereço digital otimizado e bem organizado tem tudo para se destacar na web e fazer negócios.
Não é à toa que no Google surgem tantos anúncios diferentes, desde empresas especializadas em projeto cozinha industrial a restaurantes, passando por pequenos e grandes comércios de itens variados.
Claro que migrar completamente de um modelo de negócio presencial, com sede física, para um endereço eletrônico pode ser um tanto drástico.
No entanto, estar presente nesse ambiente é fundamental para se manter competitivo e alcançar clientes. Assim, integrar os ambientes pode se mostrar a solução ideal para se posicionar online e ainda aproveitar os benefícios de um espaço físico.
Por isso, prossiga a leitura para compreender como e porque fazer essa mudança tão importante.
Como abrir um e-commerce de vidraçaria?
Todo negócio demanda um nível de planejamento para funcionar bem. Com vidraçarias não é diferente.
As dicas que vêm na sequência servem para dar uma boa visão dos estágios preparatórios para uma loja virtual, veja.
Faça um plano de negócios
O planejamento do negócio começa com a definição do capital que será investido e necessário para realizar as operações online e divulgar a nova modalidade de atendimento, de modo que a expansão não comprometa o capital de giro e o lucro.
Assim, seu objetivo deve ser distribuir todos os gastos dentro do limite do seu plano para o mês e para o ano, ou tempo em que estima obter o retorno e acompanhar a disponibilidade orçamentária.
Considere todos os custos fixos que você terá com o negócio, como a hospedagem, os serviços de manutenção, a equipe de atendimento e outras tecnologias.
Aproveite a oportunidade para avaliar o mercado em que está e em que a vidraçaria atuará, o público-alvo que deseja atingir e quem serão seus concorrentes.
Essas definições são a base para os próximos passos, pois indicarão a necessidade de investimentos específicos em determinadas áreas e o potencial de crescimento considerando o mercado atual e o posicionamento da marca.
Escolha uma boa plataforma de e-commerce
A plataforma funciona como a espinha dorsal do seu e-commerce, pois é onde praticamente todas as funções da vidraçaria se centralizam, estabelecendo o ambiente, funcionamento e atendimento ao público.
Por isso, deve ser o mais abrangente possível, proporcionando à sua loja virtual o suporte necessário para realizar vendas e proporcionar aos clientes uma ótima experiência de compra, assim como ocorre com a empresa de ar condicionado quando a loja é física e precisa reter os potenciais clientes no espaço.
Assim, para garantir o pleno funcionamento do site, verifique a capacidade de tráfego e outros suportes, como um link dedicado, que oferece a você boas condições enquanto lojista.
Além disso, saiba se a plataforma contém ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), para que a loja se destaque nos buscadores.
O layout fornecido também deve ser único e responsivo, adaptando-se a diferentes tamanhos de tela, afinal, muitos consumidores realizam compras por meio de seus smartphones ou tablets.
Também é importante observar se a plataforma permite integração com o sistema ERP, auxiliando na condução do negócio, além de um ambiente criptografado para que os dados dos clientes sejam armazenados de forma segura.
Concentre-se no conteúdo do produto
Produzir bom conteúdo sobre os produtos da vidraçaria é o próximo passo essencial para criar um e-commerce.
Lembre-se de que, em um ambiente online, os clientes não podem tocar nos itens com as
mãos para verificar aspectos como:
- Textura;
- Cor;
- Tamanho;
- Forma.
Assim, é através do conteúdo que você irá descrever esses e outros atributos para o público ser atraído e converter em lead qualificado e exatamente, finalizar o funil e comprar.
Lembre-se de também incluir imagens e vídeos, se for possível, de modo a demonstrar o item em um contexto em que seria consumido e destacar suas particularidades.
Não lide apenas com as informações e imagens recebidas do fornecedor. Invista na produção de seu próprio conteúdo, focado em vender benefícios.
Por isso, tire fotos da máquina de fazer gelo em cubo industrial preço que pode ser produzida com o vidro, por exemplo, bem como das folhas e seus detalhes de diferentes ângulos e explique a diferença de cada oferta.
Conteúdo de qualidade também ajuda a posicionar melhor sua loja nos buscadores, atrair mais clientes e aumentar suas vendas.
Escolha um sistema de pagamento
Escolher um sistema de pagamento para sua vidraçaria online é o próximo passo que você precisa dar para criar um e-commerce. Existem pelo menos 3 formas de pagamento principais.
O primeiro é um intermediário de pagamento, que cobra uma taxa fixa por cada transação. O valor do pagamento é transferido para sua conta, menos o custo de uso do serviço.
Os gateways de pagamento são a segunda opção, conectando sua loja aos agentes financeiros.
Trata-se de uma solução mais avançada, integrada diretamente ao sistema da loja, na qual o cliente escolhe a bandeira do cartão e insere seus próprios dados. A rede de cartões verifica se há saldo e paga.
Na integração direta ao comprador, a terceira opção, a empresa é responsável por implementar a integração e gerenciar o risco.
Os benefícios de um e-commerce de vidraçaria
O aumento das vendas online, seja para empresa de ar condicionado, uma loja de roupa ou mesmo uma vidraçaria especializada, é fator determinante para estar nesse meio de forma otimizada.
Da mesma forma, o desenvolvimento de diferentes estratégias para expandir os canais de comércio têm incentivado muitas empresas a criar e-commerce, o que se mostra uma oportunidade para expandir o potencial do seu estabelecimento.
Mas esses não são os únicos benefícios envolvidos. Conheça abaixo o que uma loja virtual pode oferecer à sua vidraçaria.
Mais comodidade para os clientes
Primeiro, ao abrir um e-commerce, você pode proporcionar mais comodidade aos consumidores.
Afinal, o ambiente digital facilita a pesquisa aprofundada e a comparação de preços, o que é muito apreciado nos dias de hoje.
Além disso, garante que mesmo as pessoas que moram longe da loja física possam consumir seus produtos e recebê-los em casa – um diferencial que contribui para o aumento da base de clientes, devido à flexibilidade.
Possibilidade de criar anúncios facilmente
Outra vantagem importante de ter um e-commerce é a facilidade de criar anúncios e lançá-los online.
Isso significa que sua empresa de manutenção de ar condicionado não precisa gastar com materiais impressos para informar os consumidores e pode alterar a disponibilidade do produto em tempo real.
Permite ficar aberto continuamente
Outro aspecto relevante para a geração de vendas é a disponibilidade do e-commerce: na web, sua loja fica aberta 24 horas por dia.
Isso significa que os clientes podem acessar os produtos e verificar os detalhes da compra a qualquer momento, seja durante o dia ou de madrugada.
Inclusive, é possível disponibilizar chats e FAQs automatizados para sanar a dúvida dos clientes fora do horário comercial, possibilitando que as vendas aconteçam continuamente e de forma qualificada.
Sem dúvida, uma ótima oportunidade de vender mais sem precisar investir muito dinheiro.
Isso se estende até mesmo ao serviço, pois é possível automatizá-lo. Você pode criar um questionário que aborde as dúvidas mais frequentes do público e fornecer suas respostas na loja virtual, como mencionado, e até integrar os estoques e outras informações pertinentes para a efetivação da venda.
Dessa forma, você garante que os consumidores recebam dados relevantes sem precisar ligar para um funcionário.
Potencial de acompanhar os resultados em tempo real
Os modelos de negócios online podem ser rastreados usando um sistema de análise de dados, o que é muito útil – principalmente porque fornece informações sobre seu desempenho para cada trabalho, permitindo melhorar as operações.
Tráfego do site, margens, pagamentos mensais, volume de transações e tíquetes médios são apenas alguns exemplos das métricas e insights que você obterá ao usar uma plataforma de e-commerce.
Todo esse acompanhamento é fundamental para permitir que a vidraçaria defina suas ações de marketing e vendas, sempre com o objetivo de atingir os clientes com mais precisão ou alcançar parceiros qualificados, da mesma forma que ocorreria com empresa de manutenção de ar condicionado e outros setores diversos.
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Dicas para um e-commerce de destaque
Para finalizar, vamos nos concentrar no que a vidraçaria deve fazer a fim de se destacar como e-commerce.
Site bem estruturado
Antes de tudo, é preciso ter um site navegável, com layout simples e agradável, e que apresente bons resultados nos buscadores, um dos principais objetivos do marketing digital.
Para isso, ele deve ser bem estruturado, programado para que as palavras-chave da sua empresa sejam encontradas por pessoas que buscam informações na internet sobre o mercado de vidros.
Conteúdo orgânico e pesquisa
Conseguir que um site apareça na primeira página do Google é uma das conquistas mais cobiçadas.
Afinal, a maioria dos internautas não passa os olhos da primeira página de resultados ao pesquisar “mini câmara fria para congelamento”, ou mesmo “vidro temperado para box”.
Assim, em primeiro lugar, quando se trata de otimizar um site, é importante entender as opções que você tem para aparecer na primeira página dos resultados de busca do Google.
Existem duas formas de aumentar a probabilidade de seu site aparecer: publicidade paga, usando o Google Ads, que colocará anúncios no Google para você; ou orgânica, usando técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO).
Uma das principais estratégias para alcançar resultados orgânicos é criar conteúdo informativo nos blogs do site.
A técnica conhecida como marketing de conteúdo faz parte de uma nova forma dos consumidores acessarem informações.
Como resultado, a publicidade tradicional perde cada vez mais espaço quando aplicada isoladamente.
Os benefícios e possibilidades do e-commerce ficaram bem claras neste texto. Prepare a equipe de profissionais da vidraçaria para migrar com sucesso para o meio digital!
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