Cortinas de Vidro

Cortinas de Vidro

As cortinas de vidro são elementos que tem a capacidade de melhorarem a iluminação do ambiente, trazer visibilidade ao local, mas também ser funcional atuando na proteção do cômodo frente a ação de fatores externos que podem ser: chuva, poeira, ruídos e frio.

A característica principal das cortinas de vidro também conhecidas como janelas panorâmicas, é oferecer um ambiente que aproveite a iluminação natural bem como a integração de ambientes.

As cortinas de vidro contam com chapas de vidro que tem o poder de preencher todo o espaço que existe entre o guarda-corpo, também chamado de parapeito e o teto da varanda.

O vidro mais usado nessa composição é o laminado ou temperado com espessura que varia entre 8 e 10 milímetros. Assim, a cortina tem como proteger o ambiente da ação das intempéries.

Como existem diferentes tipos de cortinas de vidro, entender as peculiaridades de cada um dos modelos é fundamental, pois assim a escolha será mais assertiva.

Conheça os sistemas de cortinas de vidro disponíveis

O sistema Europeu é um dos tipos de cortinas de vidro que o mercado oferece. Ele é o mais procurado, porque possibilita a abertura total do vão. Tal modelo pode ser usado em qualquer espaço, pois as folhas de vidro ficam alinhadas em apenas um trilho e a manipulação se dá por meio de um pivô central.

As cortinas de vidro no estilo europeu ainda giram 90º graus e são completamente recolhidas nos cantos. A vantagem desse estilo está na facilidade de limpeza, possibilitando que ela fique bonita por um longo período e a total abertura do vão.

Em edifícios, as cortinas de vidro no estilo europeu são muito usadas, porque elas combinam perfeitamente com sacadas e varandas.

O sistema Versatik é mais uma opção de cortinas de vidro.  Seu funcionamento é bem parecido com uma janela ampla, pois existem duas laterais fixas e as folhas centrais se movimentam com o auxílio de um único trilho.

Já o sistema Stanley tem o poder de se adaptar ao tamanho do vão, pois isso se dá de forma proporcional. Os trilhos são colocados, pois será por ali que as folhas de vidro vão correr.

Isso fará com que a abertura desse tipo de cortina de vidro seja quase completa, mas caso seja preciso recolher, ela ficará atrás de um painel fixo.

O sistema Stanley por ser bem parecido com o box para banheiro deve ser instalado em apartamentos que ficam nos andares mais altos dos empreendimentos, porque o sistema mantém protegido o imóvel de chuvas e ventos e por possibilitar que os moradores consigam controlar de forma eficiente sua abertura que pode ser feita de forma parcial.

Para escolher dentre os três sistemas de cortinas de vidro, é ideal que o espaço seja avaliado por uma equipe especializada, pois somente assim o espaço disponível será aproveitado da forma correta. A cortina de vidro tem um aspecto decorativo, mas não deve ser o único, pois sua funcionalidade precisa ser considerada também.

A cortina de vidro teto é uma alternativa para quem busca modernidade. Geralmente, sua instalação é executada em corredores, pergolados e varandas. A luz natural nesse sistema pode ser mais bem aproveitada.

Independentemente do modelo de cortinas de vidro escolhidas, todas elas combinam com persianas de tecido. A junção dos dois itens tem o poder de reduzir a incidência dos raios solares fazendo com que os usuários do espaço tenham maior conforto térmico.

Vantagens de apostar na colocação das cortinas de vidro

Quem opta pela instalação da cortina de vidro em BH, terá um item fácil de ser limpo e que tem o poder de reduzir de forma considerável os ruídos provenientes da área externa. As cortinas de vidro também têm o poder de manter o local onde ela será colocada livre da chuva, do frio, do vento e da poeira.

Os ambientes externos que ganham a cortina de vidro ganham um visual panorâmico, mas sem perder as características que são próprias da fachada.

Além disso, a iluminação natural e a transparência são favorecidas, mas sem deixar de lado o emprego de materiais de alta resistência em uma composição fazendo com que o ambiente fique leve.

Aqueles que buscam maior facilidade no dia a dia podem apostar em uma cortina de vidro automática. A escolha desse elemento torna prático o cotidiano, porque as lâminas são recolhidas rapidamente a partir de um simples toque no controle remoto.

Quem opta pelo sistema automatizado, conta com roldanas que diminuem os desgastes dos componentes da cortina de vidro e, ainda, evitam que exista aquelas folgas comuns em cortinas de vidro.

Isso é possível, porque as roldanas instaladas são fabricadas com materiais de qualidade reconhecida no mercado o que reduz consideravelmente a necessidade de manutenção na cortina.

Ficou interessado em apostar nesse recurso para manter o seu espaço protegido da ação dos raios solares, ventos, chuvas e poeira? Entre em contato e solicite um orçamento.