Banheiros automatizados, economia e conforto

Banheiros automatizados, economia e conforto

Um banheiro automatizado ajuda a economizar água e energia. Descubra todas as aplicações da automação e tecnologia no banheiro e as vantagens que isso oferece.

O banheiro passou do esquecimento ao reconhecimento como um dos mais importantes espaços privados compartilhados por toda a família em uma casa. Com um design de interiores e decoração totalmente específicos direcionado para ele e com capacidade para prestar serviço, não só às mais básicas necessidades de higiene, se tornou o nosso espaço privado preferido. Como não poderia ser menos na era da tecnologia, o banheiro automatizado tem se imposto com força em nossas casas. Um banheiro inteligente nos ajuda a economizar dinheiro e torna nossas vidas mais fáceis e confortáveis.

Agora, como aplicar a automação residencial nos nossos banheiros? Quais são as vantagens de um banheiro automatizado? Vamos responder a essas perguntas e dar alguns exemplos de tecnologias e elementos de automação em um banheiro. Alguns podem ser aplicados com pouco trabalho e outros você deve levar em consideração ao renovar seu banheiro.

O que é um banheiro automatizado ou domótico?

A automação residencial é um conjunto de sistemas que automatizam as diferentes instalações de uma casa. Isso significa que, ao incorporar a automação no banheiro, controlamos de forma inteligente diferentes aspectos para melhorar o conforto, a segurança e a eficiência energética.

Como aplicar automação residencial em um banheiro

Entrar no banheiro e encontrar a temperatura ideal, a luz adequada e a sua música preferida é um prazer mais fácil de conseguir com uma casa de banho automatizada. Você é um daqueles que gosta de aproveitar o tempo para tomar um banho relaxante como se tivesse um spa em casa, mas só de pensar nos preparativos já descarta a ideia? Existem alguns dispositivos para ter um banheiro domótico que vão tornar este sonho realidade.

Torneiras automatizadas

Não nos damos conta da importância de ter uma boa torneira até que deparamos com problemas como vazamento de torneira, caudal mínimo de água, torneiras que ficam meio abertas, temperatura que nunca agrada ao usuário.

Instalando uma torneira automatizada você resolve seus problemas. Este tipo de torneiras de lavatório possui um sensor infravermelho que ao detectar a presença abre a água e depois de um certo tempo fecha e mesmo com um movimento da mão ativa o modo de economia. Além de prático, é muito higiênico, pois ninguém precisa tocar na torneira com as mãos sujas. Habituamo-nos a vê-los em casas de banho de bares e locais públicos, mas instalá-los em casa ajuda a economizar dinheiro e é muito prático. Alguns são tão completos que contam com dispensador automático de sabão, água e secador de mãos.

Existem chuveiros inteligentes com um alto-falante embutido. Se também estiver ligado ao Alexa (assistente virtual criado pela Amazon, controlado por voz), podemos dar-lhe ordens para controlar a temperatura e a quantidade de água ao nosso gosto.

Algumas torneiras inteligentes possuem um ecrã LED indicador de temperatura que permite a adaptação à preferência de cada uma, incluindo a quantidade de água. Uma pessoa mais velha prefere e aguenta água mais quente, no caso de dar banho a um bebé, controla perfeitamente a temperatura mais adequada para ele. Desfrute de um banheiro luxuoso controlando a luz, o som e até o vapor do seu duche a partir do seu smartphone com conexão à internet fixa e móvel.

Vasos sanitários inteligentes

Esqueça o vaso tradicional, os inteligentes são de outro mundo e respondem mais a um banheiro completo. Depois de experimentá-los, você não vai querer sentar-se mais do que em seu “trono” automatizado e não é de admirar. O sistema eletrônico do seu vaso automatizado memoriza os gostos e características do usuário, música, luz, se é homem ou mulher e a temperatura da água.

Os mais completos possuem automação na abertura e fechamento da tampa, aquecimento do assento, limpeza com água quente, elimina maus odores, possuem jatos de água morna com temperatura e pressão reguláveis, secagem com ar quente, luz led, música ambiente conectada a o rádio ou para um aparelho eletrônico via bluetooth… o melhor disso é que você também pode comandar isso através do seu celular.

Aquecedores eficientes

Se você tem um aquecedor em casa para água quente, normalmente está sempre consumindo energia para ter água disponível. Com um programador para esquentadores, você os liga apenas um pouco antes de tomar duche ou banho e o resto do dia eles não consomem. Essa é uma maneira de controlar o gasto da energia e economizar nas contas de luz.

Secadores de mãos automáticos

Ao detectar a presença, o jato de calor é acionado para secar as mãos e desliga ao retirá-las. Já vimos isso muitas vezes em banheiros públicos, mas existem modelos voltados para o lar. Mais higiênico do que uma toalha de mão para toda a família, o secador de mãos automático é um dispositivo a ser considerado.

Espelhos inteligentes

Os espelhos inteligentes são uma opção muito interessante. A partir deles você pode controlar a música ou a estação de rádio que deseja tocar durante o banho, avisa se chega um e-mail e você pode regular a luz de acordo com o que precisa naquele horário.

Banheiras inteligentes

Recupere o prazer de um bom banho relaxante no final do dia com uma banheira automatizada. Possui um dispositivo com o qual controla qualquer reprodutor de música ao mesmo tempo em que emite leds coloridos ao ritmo da música. Fantástico, não é?

Em um banheiro automatizado, você pode controlar a ventilação, ligar e desligar as luzes, sua intensidade e até mesmo a cor. Também é possível instalar um sistema de segurança com sensor inteligente de água que monitora o consumo de água, detecta pequenos vazamentos, canos rompidos e em caso de inundação envia um alerta para o seu celular. No caso de a falha ser sua, ele corta automaticamente o fornecimento de água. O que mais você poderia pedir?

Economia e eficiência energética. Ter um banheiro inteligente permite que você economize nas contas de eletricidade, água e aquecimento. Além disso, monitorando os gastos temos mais consciência do que consumimos e podemos mudar nossos hábitos para um consumo mais responsável.

Conforto. Estar confortável em casa é uma prioridade. A automação residencial em banheiros nos dá qualidade de vida, podendo controlar todos os aparelhos a partir de um mesmo aparelho, mesmo fora de casa.

Segurança. Um banheiro automatizado com sensores de temperatura evita queimaduras desagradáveis ​​por água muito quente, por exemplo, em um banheiro para idosos ou crianças.

Adaptabilidade. Cada vez mais, os banheiros adaptados estão a ser construídos a pensar não só nas pessoas com mobilidade reduzida mas também nos momentos em que necessitamos de assistência. A automação do banheiro facilita a vida de todos, um vaso com regulação automática em altura, tampa eletrônica que abre e fecha sozinha, torneira com detector e ainda iluminação por sensores.