Tipos de vidro para janela blindex vêm sendo cada vez mais utilizado em obras de imóveis residenciais e comerciais. E podemos encontrar no mercado diversos tipos de vidro para janelas, com diversas funções.
Atualmente, o vidro blindex é visto como um material que oferece iluminação, controle acústico, sofisticação e versatilidade ao ambiente onde é instalado.
Tudo depende do objetivo que você tem para seu ambiente.
Veja a seguir tudo sobre os tipos, suas vantagens, desvantagens, regras a serem consideradas e como medir vidro para janelas. Boa leitura!
Tipos de vidro para janela
O mercado oferece uma grande diversidade de tipos de vidros para janela.
A escolha entre modelos depende das necessidades do ambiente, da localização da janela e das exigências das normas da ABNT 7199.
Veja abaixo os mais procurados tipos de janela de vidro no mercado.
Lista dos tipos de vidro para janela:
- vidro laminado;
- vidro aramado;
- vidro insulado;
- vidro float;
- vidro impresso;
- vidro colorido;
- vidro inteligente;
- vidro temperado;
- vidro controle solar;
- vidro acústico;
- vidro autolimpante.
Conheça cada tipo de vidro para janela
1º tipo de vidro para janela: Laminado
É indicado para todo tipo de janela, sem exceções.
Classificado como vidro de segurança, este mantém os fragmentos suspensos em caso de estilhaçamento. Podendo ser usado em guarda corpo, escadas e com um película transparente.
2º tipo de vidro para janela: Temperado
São excelentes opções e muito utilizados. Vidros temperados possuem resistência e suporta variação de temperatura. Este também é considerado vidro de segurança.
E é o mesmo material utilizado em tábua de carne, pára brisas de carro e inclusive de bong.
Os preferidos para janelas em fachadas. Exceto, em locais acima do térreo, o vidro laminado é preferido.
3º tipo de vidro para janela: Aramado
Tipo de vidro aramado é um vidro translúcido que possui tela metálica quadriculada internamente à sua massa.
O que torna a peça mais resistente, pois a estrutura de arame não permite que os estilhaços de vidro se espalhem, caso quebre.
Juntamente, com o laminado e o temperado, este vidro é considerado de segurança.
4º tipo de vidro para janela: Insulado
O vidro duplo (insulado) pode participar de qualquer modelo de janela, desde que sua estrutura seja composta pelos vidros indicados na NBR 7199.
5º tipo de vidro para janela: Float
O vidro comum (float) oferece resistência e transparência.
Os modelos acima descritos aceitam outros benefícios, que possibilitam interagir com sua aparência (cores, texturas), funcionalidades, conforto, privacidade, janelas inteligentes, etc.
6º tipo de vidro para janela: Impresso (Fantasia)
Devido às suas texturas distintas, é uma alternativa para ambientes que buscam destaques decorativos e/ou maior privacidade.
7º tipo de vidro para janela: Colorido
Indicado para projetos distintos, esse tipo pode interagir com a decoração e privacidade, além da cortina romana.
Além, de permitir maior aproveitamento das luzes – como no caso de vidros fumê e bronze.
8º tipo de vidro para janela: Inteligente
Smartglass é uma novidade da indústria.
Com sua tecnologia inovadora, esse tipo é capaz de alterar sua aparência de transparente para opaco em frações de segundos.
Seu acionamento pode ser realizado por interruptor, celular, controle remoto ou até mesmo por voz.
9º tipo de vidro para janela: Controle solar
Possui tecnologia que barra grande parte da radiação solar, permitindo criar ambientes mais confortáveis.
Assim, como cobertura para garagem e área de piscinas tornam o ambiente mais agradável.
10º tipo de vidro para janela: Acústico
Outro tipo que contribui para projetar ambientes altamente confortáveis. Com esse modelo, a janela cria uma barreira sonora que aperfeiçoa a acústica do ambiente.
11º tipo de vidro para janela: Autolimpante
Para janelas instaladas em locais de difícil acesso, esse tipo é a solução. A tecnologia aplicada permite que o vidro se limpe sozinho, aproveitando os raios solares e a água da chuva.
É de extrema importância contar com os serviços de especialistas. Dessa forma, garantimos que as janelas estão de acordo com as normas e aproveitamos ao máximo os benefícios que a estrutura oferece.
Vidros que dificultam a visão
Logo, os vidros texturizados dificultam a visão ao mesmo tempo que permitem a passagem de luz. Os modelos mais comuns no mercado são:
- Pontilhado;
- Canelado;
- Antílope;
- Quadriculado;
- Mini boreal;
- Jateado ou acidado.
Em contrapartida, os vidros autolimpantes são a melhor escolha para janelas de difícil acesso. E o vidro polarizado (smartglass) pode alterar sua aparência entre opaco e transparente através de comandos eletrônicos ou por voz.
VEJA TAMBÉM:
- Fábrica de Janelas de Alumínio em BH – Excelência e Estilo
- Como limpar box de banheiro: 10 técnicas infalíveis
- Como vedar janela de vidro contra chuva?
- Como a Manutenção e Instalação de Vidros Podem Elevar o Conforto?
- Soluções ecológicas e conectadas: a evolução das janelas
Quais os melhores tipos de vidro para janela?
O melhores tipos de vidro para janela são definidos pela NBR 7199, que determina que as janelas devem ser compostas pelos vidros laminados, aramados, insulados, temperados ou comuns.
Os laminados e aramados podem ser instalados em qualquer condição, principalmente os laminados em janelas móveis. O temperado e comum possuem algumas observações:
Temperado
Podem ser aplicados em pavimento térreo e em ambientes internos, abaixo de 1,10m em relação ao piso; em qualquer pavimento, acima de 1,10m em relação ao piso
Porém, não pode ser utilizado em janelas voltadas ao exterior, acima do piso térreo e abaixo de 1,10m em relação ao piso.
A empresa Blindex® comercializa vidros temperados. Por ser pioneira e trabalhar com qualidade, se tornou referência quanto a vidros temperados.
Os exemplares vendidos pela empresa são fabricados pelos mesmos produtores de exemplares pelo restante do mercado nacional. Sendo, esta uma das principais referências em janela blindex.
Comum
Só pode ser aplicado acima de 1,10m em relação ao piso, desde que seja encaixilhado por todo o seu perímetro.
Suas características impedem que seja utilizado em janelas no pavimento térreo ou em ambientes internos, voltadas para o exterior abaixo de 1,10m em relação ao piso.
Insulado
Pode ser aplicado em todos os tipos de vidros para janelas, desde que os vidros que o compõem estejam de acordo com as normas da ABNT.
É importante consultar a NBR 7199 antes de decidir qual é o melhor, pois existem observações consideráveis para o modelo projetante móvel – como janelas basculante, pivotante, sanfonada, maxim ar, etc.
Espessura ideal do tipo de vidro para janela
A espessura ideal varia conforme a aplicação, tipo, finalidade, tamanho do vão, necessidade de reforço, elementos de fixação, etc. O mercado oferece vidros com espessuras variadas, sendo mais comuns as medidas entre 06mm e 10mm.
O cálculo correto da espessura é fundamental. Considere que o vidro oferece diversas funcionalidades, mas para alcançar seu desempenho máximo, é necessário utilizar os modelos corretos. Para isso, o profissional deve estudar muito o projeto e considerar diversos fatores.
Necessidades a considerar na escolha do tipo de vidro para janela
O vidro pode ser aplicado para satisfazer diversas necessidades, podendo ser uma alternativa para:
- Luz e ventilação natural;
- Proporcionar alívio acústico;
- Desempenhar papéis estruturais;
- Oferecer resistência;
- Amplificar a segurança de um ambiente;
- Contribuir com a estética local.
Instalar telas ou toldos acima da janela á uma boa pedida proteção dos vidros.
Conclusão
Portanto, em cada uma dessas situações, saber a espessura ideal do vidro contribui para alcançar o melhor desempenho possível.
Existem, por exemplo, registros de empresas que utilizam vidros de mais de 70mm para barrar ruídos de suas máquinas e oferecer um ambiente saudável aos colaboradores.
Saber a espessura ideal do vidro requer especialistas no assunto. Se precisar, conte conosco!
Receba ajuda na instalação e venda de vidros ideais para o seu projeto e também, às normas da ABNT, garantindo segurança e benefícios que só o vidro oferece!
Comentários