Para economizar energia no banheiro é um desafio porque chuveiro é um dos vilões dos altos valores da conta de energia elétrica.
Quando desejamos montar um consultório de arquitetura e designer, o banheiro é uma das partes da casa onde se pode produzir menos consumo de energia.
Ou mais: tudo depende de nós.
Um banheiro bem ajustado e pronto, com designs inteligentes tanto nos materiais quanto nas torneiras, pode representar uma grande e substancial economia que pode chegar entre 5 e 6% do consumo refletido na conta.
Portanto, depende de nós pagar mais ou menos no final do mês.
Boa parte dos conselhos propostos envolve certo custo inicial, que não precisa ser grande, mas que no longo prazo será compensado pela economia de energia e água.
Outras, entretanto, são estratégias mais simples que podemos aplicar já.
E, finalmente, algumas das mudanças envolvem uma reformulação do banheiro e só podem ser consideradas no caso de reformas.
Dicas para economizar energia no banheiro
Se tiver torneiras antigas, instale um monocomando
No caso de ter a torneira mais comum, saiba que o gasto para encontrar a temperatura ideal da água é substancialmente superior ao que teríamos se a opção fosse torneira monocomando.
A razão é que este último regula a mistura da água quente e fria com mais eficiência, dando a temperatura ideal mais rapidamente. Conheça dicas sobre automação para banheiro.
Além disso, as torneiras de duas alças têm maior probabilidade de apresentar vazamentos de água.
Deixe sempre a torneira monocomando na posição da agua fria
As torneiras, assim que estiverem fora de uso, devem permanecer na posição de água fria, geralmente deve ficar sempre para a direita.
Desta forma, cada vez que a abrirmos, evitaremos que a caldeira seja acionada inadvertidamente, evitando um desperdício desnecessário de energia.
Pois, na maioria das vezes nem chegaremos a sentir a água quente.
Instale arejadores nas torneiras
Pode-se substituir o pequeno filtro que se enrosca no final das torneiras por um perlizador ou arejador que à vista pode ser o mesmo que você tem agora, mas que podem permitir uma economia de 50% na água consumida e, se é água quente, terá também economia na energia.
Na prática, ao abrir a torneira, você não nota a diferença, só vê que a água está um pouco mais branca, pois com ela se mistura ar.
Você pode comprá-los em qualquer loja de bricolagem ou ferragem, pois hoje existe uma grande variedade.
Certifique-se de que reduzem o consumo em 50% ou mais. Alguns são até ajustáveis e também existem para instalar entre a mangueira e o chuveiro.
Instale um controle termostático, principalmente para o chuveiro
Esses controles de chuveiro permitem que você economize entre 4% e 6% em energia porque eles são programados para ajustar diretamente a temperatura desejada sem ter que manipular desnecessariamente água quente e fria.
Além disso, são muito mais confortáveis na hora do banho e permitem abrir, fechar ou deixar a água aberta um pouco mais facilmente do que um monocomando (que teria de ser ajustável).
Desconecte os dispositivos que você tem na posição de carregamento
Se tivermos uma materiais elétricos em carregamento, ou uma máquina de barbear, devemos ser conscientes que deixá-los em ‘stand by’ quando já estiverem recarregados supõe um certo custo elétrico. Portanto, logo que possível, retire os dispositivos da corrente elétrica.
Tenha boa ventilação
Uma boa ventilação do banheiro nos permitirá não acumular vapor após o banho e, portanto, não embaçar os espelhos e nos obrigar a acender mais luzes do que o necessário.
Obviamente, lembre-se sempre de deixar as luzes apagadas ao sair e, se usar aquecedor, mantenha a porta sempre fechada.
Instalar coberturas de vidro ou metálicas ajudam na ventilação e iluminção do ambiente.
Cuidado com secadores e alisadores de cabelo
Os aparelhos de aquecimento consomem mais, por isso procure deixar o cabelo o mais seco possível (com a toalha) antes de usar o secador, para demorar menos tempo.
Não se esqueça de desligar a prancha de cabelo pois, por não fazer barulho pode facilmente ser esquecida e ficar ligada. Essas dicas auxiliam para economizar energia no banheiro.
Com pequenos gestos, você pode evitar o aumento da conta de luz.
Comentários